Imprensa Seja o primeiro a comentar


Trabalho do LA2I Ganha Prêmio Gerdau 2013

Criado há 31 anos, o Prêmio Gerdau Melhores da Terra reconhece anualmente o que há de melhor no setor de máquinas e equipamentos agrícolas, como forma de incentivar a evolução tecnológica e contribuir para a maior produtividade no campo. O atual crescimento da produção agrícola, que possibilitará o alcance de um novo recorde da safra de grãos, e o aumento no preço de commodities, como soja e milho, torna o momento propício para investimentos em soluções que colaborem com a qualidade de vida do produtor rural, aliando inovação e qualidade. Neste ano, o prêmio registrou 709 inscritos em suas quatro categorias: Novidade Agrishow, Novidade Expointer, Pesquisa & Desenvolvimento e Destaque.

Na edição deste ano, na categoria Pesquisa e Desenvolvimento, o vencedor foi um dos trabalho do LA2I, cujo título é “Sistema de aquisição de baixo custo para combate à ferrugem alaranjada da cana-de-açúcar”. A equipe do trabalho é composta pelos mestrandos Alex Guedes e Maurício Moreira, além dos professores Maria França, José de França e Marcelo Canteri. A equipe responsável pelo trabalho desenvolveu um sistema para captar e disponibilizar ao agricultor dados climáticos que ajudam a indicar a probabilidade de ocorrência de ferrugem em plantação de cana-de-açúcar, doença que já dizimou produções em diversos países.

Os troféus dos vencedores desse ano serão entregues no dia 28 de agosto, às 11h30, na usina Riograndense, localizada em Sapucaia do Sul (RS).