Archive for 'Defesas'

Exame de Qualificação: Fábio Gentilin

julho 7th, 2011. Published under Defesas. No Comments.

Em 15 de julho de 2011, com início às 10h00, no na sala de Multimeios 1 do CTU, acontecerá a Defesa do Exame de Qualificação do mestrando Fábio Augusto Gentilin. O trabalho é intitulado “UM MEDIDOR DE UMIDADE EM PÓ DE CAFÉ BASEADO EM ESPECTROSCOPIA POR REFLECTÂNCIA DO INFRAVERMELHO PRÓXIMO“. A banca será composta pelos seguintes membros:

  • Prof. Dr. José Alexandre de França – Orientador/Presidente – DEEL/UEL;
  • Prof. Dr. Leonimer de Melo – DEEL/UEL;
  • Prof. Dra. Silvia Galvão de Souza Cervantes – DEEL/UEL.

Exame de Qualificação: Silas Schimith

julho 7th, 2011. Published under Defesas. No Comments.

Em 15 de julho de 2011, com início às 08h00, no na sala de Multimeios 1 do CTU, acontecerá a Defesa do Exame de Qualificação do mestrando Silas Barroso Schimith. O trabalho é intitulado “Monitoramento automatizado de vibrações eólicas em linhas de transmissão“. A banca será composta pelos seguintes membros:

  • Prof. Dr. José Alexandre de França – Orientador/Presidente – DEEL/UEL;
  • Prof. Dr. Leonimer de Melo – DEEL/UEL;
  • Prof. Dr. Aziz Elias Demian Júnior – DEEL/UEL.

Defesa de Dissertação: Marco Finocchio

dezembro 8th, 2010. Published under Defesas. No Comments.

Em 13 de dezembro de 2010, com início às 14h30, no na sala de Multimeios 1 do CTU, acontecerá a Defesa de Dissertação do mestrando Marco Finocchio. O trabalho é intitulado “Determinação da temperatura de enrolamentos de transformadores a seco e de suas perdas totais baseado em redes neurais artificiais“. A banca será composta pelos seguintes membros:

    Prof. Dr. José Alexandre de França – Orientador/Presidente – DEEL/UEL;
    Prof. Dr. Luiz Henrique Geromel – UTFPR;
    Prof. Dra. Maria Angelica Camargo-Brunetto – DCOMP/UEL;
    Prof. Dra. Silvia Galvão de Souza Cervantes – DEEL/UEL.

Determinação da temperatura de enrolamentos de transformadores a seco e de suas perdas totais baseado em redes neurais artificiais

Transformadores devem ser projetados e construídos de modo a manter os limites de temperatura prescritos em normas, bem como a atenderem as necessidades específicas de sua utilização. Evidentemente, isso deve ser atingido ao menor custo possível. No caso de projeto de transformadores a óleo, redes neurais artificiais já vem sendo utilizadas com sucesso. Estas são úteis ao projetista, pois permitem um projeto inteligente, com o qual obtém-se parâmetros próximos aos ideais para as condições de fabricação e ao equilíbrio “custo vs. rendimento”. Por outro lado, o uso de redes neurais artificiais ainda não foi utilizado para estimação de perdas em transformadores a seco. O presente trabalho utiliza três redes neurais para avaliação da temperatura a partir dos parâmetros geométricos do transformador, bem como a avaliação das perdas a vazio e a curto-circuito. Os resultados mostram que o sistema proposto apresenta erros menores que 1% e, dessa forma, pode ser de grande ajuda no projeto de novos transformadores desse tipo.

Defesa de Dissertação: Rodrigo Palácios

dezembro 3rd, 2010. Published under Defesas. No Comments.

Em 10 de dezembro de 2010, com início às 14h30, no prédio dos laboratórios do Departamento de Engenharia Elétrica, acontecerá a Defesa de Dissertação do mestrando Rodrigo Palácios. O trabalho é intitulado “Um Conjunto de Ferramentas para Estimar a Matriz Fundamental em Aplicações de Visão Computacional“. A banca será composta pelos seguintes membros:

    Prof. Dr. José Alexandre de França – Orientador/Presidente – DEEL/UEL;
    Prof. Dr. Marcelo Ricardo Stemmer – S2I/DAS/UFSC;
    Prof. Dr. Leonimer Flávio de Melo – DEEL/UEL.

Um Conjunto de Ferramentas para Estimar a Matriz Fundamental em Aplicações de Visão Computacional

Na visão binocular, quando o sistema não está calibrado, as informações geométricas, das câmeras, estão concentradas em uma matriz quadrada de ordem três, conhecida como matriz fundamental. Esta torna todas as operações da visão binocular menos complexas e pode ser estimada a partir de um conjunto de correspondência de pontos. O presente trabalho apresenta um estudo dos principais pacotes do Matlab aplicados ao ensino, mais especificamente os voltados á visão computacional, além da apresentação de um novo ambiente computacional interativo, para Matlab, que permite a comparação entre esses métodos. Os algoritmos são classificados em três tipos: lineares, não-lineares e robustos. Por sua vez, a matriz fundamental pode ser estimada por meio de dados sintéticos, configurados pelo próprio usuário e, também, a partir de um conjunto de correspondência de pontos extraídos de imagens fornecidas pelo próprio usuário. Todas as etapas envolvidas no processo são apresentadas de forma bastante intuitiva, no qual é possível escolher quais métodos s~ao utilizados na estimação, bem como os parâmetros de configuração de cada um dos algoritmos. Isto, além de permitir o entendimento dos mesmos, facilita a confrontação dos métodos em termos de exatidão e número de iterações.

Exame de Qualificação: Rodrigo Palácios

outubro 1st, 2010. Published under Defesas, Imprensa. No Comments.

Em 06 de outubro de 2010, com início às 09h00, na sala Multimeios 1 do CTU, será o exame de qualificação de um dos mestrandos do LA2I, o aluno Rodrigo Palácios. O trabalho é intitulado “Um Conjunto de Ferramentas do Matlab para Estimar a Matriz Fundamental“. A banca será composta pelos seguintes membros:

  • Prof. Dr. José Alexandre de França – Orientador/Presidente – DEEL/UEL;
  • Prof. Dr. Leonimer Flávio de Melo – DEEL/UEL;
  • Profa. Dra. Cinthyan Renata S.C. Barbosa – DCOMP/UEL.

Um Conjunto de Ferramentas do Matlab para Estimar a Matriz Fundamental

Na visão binocular, quando o sistema não está calibrado, as únicas restrições disponíveis estão concentradas em uma matriz 3×3, conhecida como matriz fundamental. Esta torna todas as operações da visão binocular menos complexas e pode ser estimada a partir de um conjunto de correspond^encia de pontos. Devido a grande importância dessa matriz, existem diversos métodos disponíveis na literatura para estimá-la. O presente trabalho apresenta um estudo dos principais pacotes do Matlab aplicados ao ensino, mais especificamente, os voltados à visão computacional, além da apresentação de um novo ambiente computacional interativo, para Matlab, que permite a comparação entre esses métodos. Os algoritmos são classificados em três tipos: lineares, não-lineares e robustos. Por sua vez, a matriz fundamental é estimada a partir de um conjunto de correspondência de pontos extraídos de imagens fornecidas pelo próprio usuário. Todas as etapas envolvidas no processo são apresentadas de forma bastante intuitiva, permitindo ao estudante escolher quais métodos serão utilizados na estimação, bem como os parâmetros de configuração de cada um dos algoritmos. Isto, além de permitir o entendimento dos mesmos, facilita a confrontação dos métodos em termos de exatidão e número de iterações.

Defesa de Dissertação: Diogo Takayama

fevereiro 26th, 2009. Published under Defesas, Projetos. No Comments.

Em 10 de março de 2009, com início às 14h00, na sala Multimeios 1 do CTU, será a defesa de dissertação do aluno Diogo Takayama. O trabalho é intitulado “Desenvolvimento de um Transdutor de Umidade Baseado na Reflexão Difusa no Infravermelho Próximo”. A banca será composta pelos seguintes membros:

  • Prof. Dr. José Alexandre de França – Orientador/Presidente – DEEL/UEL;
  • Prof. Dr. Carlos Alberto dos Reis Filho – FEEC/Unicamp;
  • Prof. Dr. Dari O. Toginho Filho e R.V. Pereira – Física/UEL;
  • Prof. Dr. Carlos Alberto P. da Camara – Química/UEL;
  • Prof. Dr. Aziz Elias Demian Junior – DEEL/UEL.

Na verdade, essa defesa estava marcada para dezembro de 2008, mas, devido a problemas com uma dos membros da banca, teve que ser remarcada. (A última defesa de 2008 acabou tornando-se a primeira de 2009.)

Defesa de Dissertação: Marcela Koyama

fevereiro 19th, 2009. Published under Defesas, Sem categoria. No Comments.

Em 02 de abril de 2009, com início às 14h00, na sala de multimeios do CTU, será a defesa de dissertação da nossa mestranda, a aluna Marcela Koyama. O trabalho é intitulado “Análise e Projeto de um Anemômetro 3D baseado em ultra-som”. A banca será composta pelos seguintes membros:

  • Prof. Dr. José Alexandre de França – Orientador/Presidente – DEEL/UEL;
  • Prof. Dr. Carlos Eduardo Cugnasca – USP;
  • Prof. Dr. Marcelo Giovanetti Canteri – Agronomia/UEL;
  • Prof. Dr. Dari O. Toginho Filho e R.V. Pereira – Física/UEL;

(mais…)